Entretenimento Cultura

Exposição "Ferrovia no Brasil" chega a Rio Claro

Mostra começou no dia 30 de abril, na Antiga Estação Ferroviária, e segue até o próximo dia 8 de maio.

Por Redação

03/05/2024 às 08:52:30 - Atualizado há
Foto: Câmara Municipal de Rio Claro

Em comemoração ao Dia do Ferroviário – 30 de abril, a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) organizou uma exposição itinerante, que apresenta a história da indústria ferroviária na formação do Brasil. Em Rio Claro, a exposição ficará na Antiga Estação Ferroviária, no Centro, entre os dias 30/04 e 08/05, com acesso livre ao público. A abertura aconteceu na manhã da terça-feira, 28, e contou com a presença de autoridades locais e da indústria ferroviária.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Gustavo Perissinotto (PSD); o secretário municipal de Turismo, Guilherme Pizzirani; o presidente da CBFA, Dennis Ramos; a diretora de marketing da CBFA, Clarisia Ramos; o chefe de gabinete do vereador Hernani Leonhardt (MDB), Thalison Mendes, além de funcionários da CBFA, ferroviários, ex-ferroviários e o público em geral.

A exposição – que chegou a Rio Claro por intermédio do vereador Hernani Leonhardt – reúne painéis que explicam um pouco sobre a ferrovia, e peças exclusivas, algumas no tamanho original, para que os visitantes entendam como são desenvolvidas no parque industrial, proporcionando, dessa forma, uma experiência enriquecedora.

A história dos ferroviários no Brasil remonta ao século XIX, quando as primeiras ferrovias começaram a ser construídas. Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida também como Estrada de Ferro de Mauá. O projeto foi financiado pelo empresário Irineu Evangelista de Souza, que, por esse suporte, recebeu o título de Barão de Mauá. A inauguração contou com a presença especial da Imperatriz Tereza Cristina e do imperador Dom Pedro II.

Naquela época, o transporte ferroviário era um importante meio de transporte para pessoas e mercadorias. Os ferroviários eram responsáveis por operar as locomotivas, as linhas e todo o sistema de transporte ferroviário.

Ao longo do tempo, as ferrovias se tornaram mais modernas e eficientes, mas os ferroviários continuaram a desempenhar um papel fundamental no setor. Hoje, eles são responsáveis por operar trens de carga e passageiros, garantir a manutenção da infraestrutura ferroviária e a segurança dos usuários.

"Nosso objetivo é celebrar as conquistas dos ferroviários, mostrar a importância da indústria ferroviária na formação do Brasil e um pouco de sua história no desenvolvimento de várias cidades, das quais Rio Claro faz parte", disse Dennis D"Araújo Moniz Ramos, CEO da CBFA.

Exposição: "Ferrovia no Brasil"
Data: 30 de abril a 08 de maio
Horário: das 08h às 17h
Local: Hall de entrada da Antiga Estação Ferroviária de Rio Claro
Ingressos: Entrada gratuita

Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Rio Claro
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal