O pedido busca reestruturar as condições de pagamento da dívida, que está estimada acima dos quatro bilhões de reais.
O Grupo que comanda a rede lojista Casas Bahia informou através de nota que entrou com um pedido de recuperação extrajudicial. A empresa que passa por problemas financeiros e já anunciou anteriormente o fechamento de 100 lojas e a demissão de 6 mil funcionários, tem uma dívida equivalente à mais de 4 bilhões de reais.
A empresa buscará uma renegociação de taxas e o prolongamento de títulos das dívidas da empresa e das promessas de pagamento. No plano de recuperação, a empresa informou que 55% das dívidas tem como credores o Banco do Brasil e o Banco Bradesco.
A recuperação extrajudicial é diferente da recuperação judicial, no qual o grupo Americanas entrou, neste caso, as dívidas são negociadas diretamente com os credores e posteriormente, são homologadas no sistema judiciário.
O pedido foi anunciado neste domingo e prevê o prolongamento da dívida, podendo ser paga em até seis anos e a renegociação de juros, portanto, o que muda é o tempo em que a dívida será paga, não o montante total.
Com isso, a empresa espera encaminhar algumas ações para o comércio on-line e deixar o comércio presencial para os produtos mais procurados pelo público, com isso, revertendo o balanço financeiro do fluxo de caixa nos próximos quatro anos. O pedido de recuperação extrajudicial entra de acordo com os objetivos da empresa e também espera melhorar a relação com os parceiros.