Educação

BRK recebe visita de estudantes na Estação de Tratamento de Esgoto Jardim Novo, em Rio Claro

Ação faz parte do programa Portas Abertas, que ocorre desde 2013 e possibilita que estudantes conheçam todo o processo de tratamento de esgoto.

Por Redação

06/11/2023 às 09:02:30 - Atualizado h√°

A BRK, concession√°ria respons√°vel pelos serviços de esgotamento sanit√°rio em Rio Claro, recebeu nas últimas semanas, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo, a visita de alunos do 4¬ļ e 5¬ļ anos do ensino fundamental da escola municipal "Ephraim Ribeiro dos Santos" e de alunos do curso de engenharia ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC – USP). A atividade faz parte do programa Portas Abertas, que é realizado no município desde 2013 e consiste em visitas monitoradas às instalações de uma das estações de tratamento de esgoto da cidade.

A ação tem por objetivo proporcionar conhecimento sobre o sistema de esgotamento sanit√°rio da cidade. A atividade se inicia com uma palestra introdutória sobre todo o sistema, bem como o contexto das v√°rias etapas do processo de tratamento do esgoto realizados na ETE Jardim Novo. A estação foi inaugurada em 2017 e se destaca como a maior e mais moderna a operar no município. A ETE Jardim Novo adota a tecnologia NEREDA¬ģ, um sistema inovador desenvolvido na Holanda, que com o emprego da biomassa granular tende a ser mais eficiente e sustent√°vel.

Na sequ√™ncia, os visitantes são conduzidos a uma visita à √°rea operacional para que possam observar cada etapa do processo de tratamento do esgoto. Ao final, os participantes t√™m a oportunidade de conhecer o Museu dos Encanadores, que reúne uma curiosa coleção de objetos retirados das redes de esgoto do município pela equipe de redes da concession√°ria e que ficam em exposição. Entre esses objetos estão talheres, brinquedos, moedas, chupeta, chinelo, celular, bola de boliche, cartão de crédito e até mesmo dentadura.

Por meio dessa exposição, a empresa busca demonstrar de maneira pr√°tica a import√Ęncia do uso adequado das redes de esgoto e os impactos negativos do descarte incorreto de resíduos. Isso inclui entupimentos, que podem causar transbordamentos em vias públicas e até mesmo o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.

"A visitação à ETE é uma oportunidade de proporcionar conhecimentos pr√°ticos sobre saneamento aos estudantes, tomando como base assuntos que j√° são debatidos pelas instituições de ensino em sala de aula. Conseguimos demonstrar na pr√°tica como é a operação da estação e a import√Ęncia desse trabalho para o município", destaca Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.?

Agendamento de Palestras
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo [email protected]. As atividades são gratuitas e disponibilizadas de forma presencial e on-line.

Para outras informações e solicitação de serviços, a concession√°ria disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.

Fonte: BRK Ambiental
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal