Conscientização em movimento: mensagens nos painéis eletrônicos das rodovias pelo cuidado da saúde ocular.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em habilitação e reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão, e a concessionária Arteris, empresa especialista em gestão de rodovias, estabeleceram uma parceria estratégica para promover o Abril Marrom e a conscientização sobre a prevenção e combate à cegueira. Durante todo o mês, avisos educativos estão sendo veiculados nos painéis de mensagens variáveis (PMVs) instalados estrategicamente para visualização dos usuários nos trechos viários sob concessão da Arteris.
No mundo são 253 milhões de pessoas com deficiência visual, e sendo 36 milhões cegas e 217 milhões com perda severa de visão, por isso essa iniciativa visa destacar a importância da detecção precoce da cegueira, uma vez que entre 60% e 80% dos casos poderiam ser tratáveis quando identificados precocemente, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil, segundo o Censo IBGE de 2010, 6,5 milhões de pessoas
têm deficiência visual.
Ao atingir uma audiência de mais de 334 milhões de veículos por ano, a Arteris soma forças com a Fundação Dorina na disseminação de informações essenciais, que visam promover uma comunidade mais inclusiva e acessível para todos. A parceria demonstra o compromisso das duas instituições em trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum: promover a saúde visual e contribuir para uma sociedade mais consciente e solidária.
Para mais informações sobre as iniciativas da Fundação Dorina Nowill para Cegos, visite o site da Fundação. Para conhecer as ações da Arteris em prol da segurança viária e responsabilidade social, acesse o site da Arteris.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Mais detalhes aqui no site.