Evento foi aberto na terça-feira e terá atividades todas as noites.
Com a exposição de objetos de arte oriundos da África e a apresentação da banda Brasilidades, foi aberto na terça-feira (23), em Rio Claro, o 11º Festival Ogum e Suas Origens Culturais.
O festival prevê ampla programação com atividades sempre a partir das 19h30 no Casarão da Cultura, localizado na Avenida 3 com a Rua 7, no centro de Rio Claro. "É uma oportunidade de refletirmos sobre nossas origens e ampliar os espaços para que todos possam participar das manifestações culturais africanas", afirma o vereador Geraldo Voluntário.
Nesta quinta-feira (25) haverá a palestra "História, cultura e religiosidade do negro no Brasil", com Marcos da Rocha Simões e Renato Barros. Logo a seguir a apresentação da banda Ponto Sem Nó.
Na sexta-feira, a apresentação musical será de Gabriel Vako e banda. No sábado, haverá a roda interativa de grupos de capoeira. O grupo Kalzô fará apresentação no domingo a partir das 15 horas e, na segunda-feira, para encerrar o festival, haverá roda de conversa com professores e historiadores com a comunidade negra e de matrizes africanas sobre a importância da legislação brasileira na manutenção da liberdade de culto. A seguir, apresentação musical de Pedro Conceição Voz e Violão.