O comitê da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu nesta terça-feira (23) aumentar o imposto de importação para 25% para alguns tipos de aço. A medida tem vigência de um ano.
A Camex vai estabelecer cotas de volume de importação para aplicação do imposto. Ou seja, o aumento de imposto só deve valer para as importações que superarem as cotas estabelecidas.
De acordo com o governo, os estudos mostram que o preço ao consumidor não deve sofrer impacto. "A expectativa do governo é que a decisão contribua para reduzir a capacidade ociosa da indústria siderúrgica nacional", disse o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em nota.
Segundo a análise da Camex, o aumento do imposto será aplicado aos produtos de aço cujas compras externas tenham superado, em 2023, 30% da média das aquisições no período de 2020 a 2022.
O comitê deve analisar mais quatro classificações de produtos, que apresentaram variações de preço nesse período. De acordo com o governo, esses produtos vão exigir mais estudos.