O município de Rio Claro está decidido a facilitar a abertura e fechamento de empresas. "Nossa perspectiva é de que isso seja feito em 8 horas e que o programa Facilita SP esteja em funcionamento em 2025", informou o secretário estadual Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, durante encontro em Rio Claro com empresários e prefeitos da região, no gabinete do prefeito Gustavo.
"Estamos aderindo a este programa para oferecer novos incentivos ao desenvolvimento de nosso município", afirmou Gustavo, que citou iniciativas da administração municipal para o setor empresarial.
A reunião com o secretário Jorge Lima teve como objetivo discutir estratégias conjuntas para o desenvolvimento regional, para adotar novas formas de incentivo ao empreendedorismo e atração de investimentos, de acordo com as vocações da região.
O secretário estadual lembrou que o estado de São Paulo reúne o maior mercado consumidor do País e no último ano recebeu aporte de investimentos empresariais da ordem de R$ 300 bi. Jorge Lima afirmou que a "guerra fiscal [entre os municípios e estados] não é inteligente" e apresentou números que embasam o projeto do governo estadual de investir nos municípios conforme a característica e potencial de cada localidade. "Toda cidade tem que apostar em inovação e criar centros de tecnologia", afirmou, fazendo menção às as iniciativas de Rio Claro neste sentido.
Da reunião também participaram o gerente regional do Ciesp, João Luis Zaine, os vereadores Hernani Leonhardt e Geraldo Voluntário, o prefeito de Corumbataí – Leandro Martinez, o prefeito de Ipeúna – Diego Heron, o vice-prefeito de Corumbataí – João Batista Altarugio Filho, o chefe de gabinete da prefeitura de Cordeirópolis – Bruno Oliveira, o chefe de gabinete da prefeitura de Santa Gertrudes – José Garcia, o diretor da Aspacer – Luis Fernando Quilici, e o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Rio Claro, Anderson Christofoletti.