A percepção de riscos e a definição das barreiras adequadas para as atividades que possuem alto risco foram temas centrais do ciclo de palestras e atividades realizado entre os dias 23 e 27 de outubro na unidade da concessionária.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Rio Claro, terminou na sexta-feira, dia 27, com um saldo positivo. Ao todo, foram 90 participações de funcionários em um ciclo de quatro palestras e uma ação de campo com o objetivo principal de alertar para a percepção dos riscos relacionados às atividades exercidas e, a partir desta conscientização, atuar de forma preventiva para evitar incidentes.
Neste ano, a SIPAT teve como tema "A segurança está ON", e os participantes foram orientados sobre atitudes que podem afetar a saúde física em meio à rotina diária, em especial nas situações que possuem alto risco, além de serem orientados sobre como o seu comportamento pode fazer a diferença na prevenção de acidentes. A proposta foi incentivar a identificação destes potenciais problemas e alertar sobre a importância de se precaver.
A SIPAT ainda abriu espaço para a discussão sobre assédio e violência no trabalho e para a conscientização a respeito do "Outubro Rosa" e "Novembro Azul", meses dedicados ao combate ao câncer de mama e próstata respectivamente, com alerta para a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces da doença. Foram palestras online, com o objetivo de alcançar e informar o maior número possível de funcionários.
"Buscamos trazer para os nossos funcionários a cultura de uma rotina mais atenta à prevenção de nossa integridade física e de danos ao meio ambiente, melhorando a qualidade de vida de todos. Atuar de forma preventiva continua sendo a maneira mais eficaz para diminuir os riscos de acidentes, de doenças e de impactos ambientais", afirma Diego de Oliveira e Silva, gerente das áreas de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente na BRK.