Sala está instalada no Núcleo Administrativo Municipal.
O município de Rio Claro passou a contar com uma sala de relações internacionais, espaço dedicado ao fomento e fortalecimento dos laços internacionais de Rio Claro que oferecer orientação e direcionamento sobre exportação e importação para pequenas empresas.
"É um novo momento de nossa cidade, que amplia as relações com empresas e gestores de outros países, visando novos investimentos em Rio Claro", afirma o prefeito Gustavo.
A sala atende no Núcleo Administrativo Municipal, anexo à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (17) com a presença de Irene Vida Gala e Mariana Lobato, representantes do Ministério das Relações Exteriores. "A agenda internacional é também dos municípios, não apenas da União e estados, e Rio Claro está de parabéns por entender isso", afirmou Irene, acrescentando que "são poucos os municípios que têm uma entidade para cuidar das relações internacionais".
O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti, ressaltou que a sala nasce com parcerias importantes e fortalece a inserção de Rio Claro no comércio exterior.
No levantamento mais recente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o município de Rio Claro apresentou um saldo positivo de 50 milhões de dólares na balança comercial, conforme informou João Luiz Zaine, gerente regional do Ciesp. "Ninguém mais está isolado do mundo, empresas de qualquer tamanho podem participar do comércio exterior", destacou Zaine.
Os vereadores Hernani Lenhardt e Geraldo Voluntário afirmaram que a sala de relações internacionais é um importante suporte para as micros e pequenas empresas. "É um momento historio para nosso município", disse Otávio Balbão, chefe de gabinete do prefeito.
Da inauguração também participaram Dalva Christofoletti Paes da Silva, vice-presidente do Conselho Superior da Mulher da Fiesp; Márcio Guerra, consultor de comércio exterior do Sebrae; Ricardo Barbosa de Castro, diretor da Etec Armando Bayeux da Silva; Bruno Oliveira, representante do município de Cordeirópolis; Alex Lavelli, gestor de território do Sebrae, em Rio Claro; e secretários municipais.