Política G1 - Política

É #FAKE que Alexandre de Moraes defendeu 'corroer a democracia por dentro' em vídeo; ele se referia à extrema direita

.

Por André Miranda

13/04/2024 às 01:05:28 - Atualizado há
Vídeo é de palestra em fevereiro, durante abertura do ano letivo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Moraes deu um panorama aos estudantes sobre os ataques às democracias que grupos extremistas estão promovendo em vários países, inclusive no Brasil. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes durante uma palestra para atribuir a ele um plano contra a democracia. É #FAKE.

g1

O vídeo circula no WhatsApp e em redes sociais com a legenda: "Vejam a verdade por trás das cortinas, vejam o que os comunistas das trevas pensam em fazer, vamos viralizar, espalhem. O mesmo discurso do Adolph Hitler."

No vídeo viral, Moraes diz: "Vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro. Como corroer a democracia por dentro? Sem um discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia? Não. Vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substitui-la."

Moraes não fez um discurso contra a democracia. O vídeo viral que circula nas redes sociais omite o contexto: o ministro falava a calouros de direito sobre os ataques às democracias que grupos de extrema direita estão promovendo em vários países, inclusive no Brasil.

O ministro é o relator do inquérito que tramita do STF e que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e militares sob a suspeita de terem participado de uma tentativa de golpe de Estado que tentava manter o ex-presidente no poder e culminou com a invasão dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro do ano passado.

Trata-se de uma palestra na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), na abertura do ano letivo, em 26 de fevereiro de 2024. Na ocasião, o g1 acompanhou uma entrevista coletiva do ministro depois da palestra.

É possível verificar a distorção ao consultar o vídeo original, gravado durante evento de recepção de calouros na faculdade. Uma marca no canto superior esquerdo do vídeo viral indica "Faculdade de Direito da USP" e "fevereiro de 2024."

Veja o trecho original, aos 2 minutos e 13 segundos:

"Não demorou muito para uma extrema direita, os extremistas perceberem que as redes sociais eram um caminho para atingir o poder sem precisar passar pelo voto. Ou atingir o poder pelo voto e nunca mais largar esse poder. (...) Ódios que foram surgindo foram sendo capturados por esses extremistas. (...) E depois as famosas fake news. É uma verdadeira lavagem cerebral que é realizada. Isso com método de ataque à democracia. Isso teve método. A partir de estudos, estudos feitos e aprimorados na extrema direita norte-americana, isso teve método para se atacar os três pilares das democracias ocidentais. A partir de cativar, 'vamos cativar o eleitorado e agora vamos corroer a democracia por dentro.' Como corroer a democracia por dentro? Sem um discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia? 'Não. Vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituir'. Não por outros motivos a palavra liberdade é a mais utilizada pelos extremistas."

É #FAKE que Moraes defendeu corroer a democracia por dentro em vídeo

Reprodução

Fato ou Fake Explica:

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal