FAB trocará aeronave VC-2 que está no Egito por outra do mesmo modelo. Novo voo, que decola nesta segunda-feira, levará mantimentos doados pelo MST para ajuda humanitária em Gaza. Avião da FAB sendo carregado com mantimentos doados pelo MST para civis na Faixa de Gaza
O governo brasileiro envia nesta segunda-feira (30) ao Egito um novo avião, cedido pela Presidência da República, para levar mantimentos destinados às famílias de civis que tentam escapar da Faixa de Gaza.
A aeronave, um VC-2 (Embraer 190), substituirá um avião do mesmo modelo que está no Egito há semanas, aguardando a liberação para buscar cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e desejam retornar ao Brasil.
A Faixa de Gaza é um território palestino no Oriente Médio que, há três semanas, é palco de um confronto entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o avião que decola na tarde desta segunda-feira levará uma doação de duas toneladas de alimentos (arroz, derivados de milho e leite em pó) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Até o momento, segundo o governo, 1,4 mil brasileiros já foram repatriados – todos, de Israel. Foram feitos oito voos de repatriação.
Brasileiros relatam novos bombardeios em Khan Yunis, na Faixa de Gaza
Abertura da fronteira
Autoridades brasileiras têm mantido contato com integrantes do governo egípcio a fim de tentar convencê-los a abrir a fronteira com Gaza. O ministro Mauro Vieira, por exemplo, já conversou por telefone ao menos duas vezes com o chanceler egípcio sobre o tema.
Paralelamente, como o Brasil comanda temporariamente o Conselho de Segurança da ONU, diplomatas têm tentado discutir uma resolução que garanta a abertura dos corredores humanitários no Egito.
O país sediou uma cúpula a fim de discutir o tema, mas, segundo diplomatas brasileiros, ainda não há expectativa de abertura da fronteira.