Levantamento mensal do Procon-SP feito nos principais bancos comerciais do país, constatou que a taxa média de juros para empréstimo pessoal foi de 7,86% ao mês, uma redução de 0,01 p.p. em relação ao mês anterior, que era de 7,87% ao mês, o que caracteriza estabilidade.
Nesta modalidade, dois bancos apresentaram redução em suas taxas: o Bradesco reduziu sua taxa de 9,23% a.m. para 9,17% a.m., o que significa uma redução de 0,06 p.p.; o Itaú reduziu sua taxa de 9,53% a.m. para 9,49% a.m., significando uma redução de 0,04 p.p. . Os demais bancos mantiveram suas taxas inalteradas.
O cheque especial permanece sem alterações desde fevereiro de 2021, com uma taxa média de juros de 7,96% ao mês em todos os bancos pesquisados.
Os dados foram coletados em 3 de abril nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Veja o relatório completo
Análise
Apesar da estabilidade, os especialistas do Procon-SP alertam que os juros continuam ainda muito elevados. O consumidor deve ficar atento e não ceder aos impulsos, principalmente diante das facilidades oferecidas pelos bancos, como créditos pré-aprovados e aumentos do limite de Cheque Especial.
Procon-SP