Educação

Rio Claro busca apoio no FNDE para zerar déficit de vagas em creches

Reunião com o FNDE aconteceu no último dia 21.

Por Redação

28/03/2024 às 13:56:31 - Atualizado há

Comitiva de Rio Claro esteve, em Brasília, com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Fernanda Macedo Pacobahyba. A reunião na última quinta-feira, 21/3, contou com o vereador Adriano La Torre (Progressistas), o apoio Legislativo Vinicius Sossai e a secretária municipal de Educação, Valéria Velis.

Na pauta, a busca por apoio para zerar o déficit de vagas nas creches do município e a construção de uma cobertura para quadra poliesportiva em escola localizada no bairro Mãe Preta.

Valéria Velis explicou que quando assumiu Rio Claro contava com 1.300 crianças na lista de espera por vagas em creches com idades de zero a três anos. "Com as novas vagas que disponibilizamos, este número caiu para 600", disse a secretária ao citar as ampliações nas escolas Gisele Brizotti, na Vila Alemã, na Monteiro Lobato, no bairro Mãe Preta. Este número vai cair para 300, em abril deste ano, com a entrega de mais uma unidade no Residencial dos Bosques.

"Estamos solicitando o apoio do governo federal, por meio do FNDE, para a construção de duas novas creches. Uma no Mãe Preta e outra no bairro do Sobrado, região que está em fase de expansão habitacional por conta de novos empreendimentos já em construção", disse Valéria Velis.

Através de ofício, o vereador Adriano La Torre solicitou no FNDE o destravamento do processo para a implantação da cobertura da quadra poliesportiva na escola municipal Jovelina Morateli e reforçou a importância do município ser contemplado com mais duas creches para zerar o déficit de vagas. "A educação sempre foi pauta do meu mandato. As creches solicitadas são fundamentais para que as mães possam trabalhar cientes de que seus filhos estão em locais seguros e em ambiente de aprendizagem. A cobertura da quadra vai possibilitar a realização das aulas de educação física mesmo em períodos chuvosos", detalhou o vereador. Valéria Velis completou que este investimento terá contrapartida do município.

Vinicius Sossai, responsável pelo suporte técnico, na reunião, agradeceu a atenção da presidente Fernanda Pacobahyba por agendar a reunião em Brasília. "Recebemos aqui a confirmação que a cobertura da quadra poliesportiva terá prioridade na análise técnica para breve pactuação de convênio. Precisamos agora de mais um apoio do FNDE para zerar a fila de espera nas creches", pontuou.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, atendeu a comitiva de Rio Claro acompanhada da sua equipe técnica: Adriane Carrara, coordenadora geral de Relações Institucionais e Geziene Fidelis Alberbaz, coordenadora de projeto.

Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Rio Claro
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal