Cidades Rio Claro

Vigilância Sanitária orienta sobre pescados

Consumidores devem ficar atentos na hora de comprar peixes e pescados.

Por Redação

26/03/2024 às 08:58:40 - Atualizado há
Foto: Prefeitura de Rio Claro.

Os peixes e outros pescados tradicionalmente são mais consumidos nesta época do ano. Durante a Semana Santa aumenta a procura dos consumidores por estes produtos. Por conta disso, a Vigilância Sanitária de Rio Claro, além de inspecionar os estabelecimentos, orienta os consumidores sobre os cuidados que devem ser adotados.

"São detalhes que precisam ser observados e que fazem toda diferença na hora de escolher e comprar o pescado para consumo", comenta Agnaldo Pedro da Silva, chefe da Vigilância Sanitária de Rio Claro.

No caso de pescado fresco deve-se observar a superfície do corpo, que deve ter um brilho metálico com escamas aderentes à pele e nadadeiras resistentes. Os olhos transparentes, brilhantes e salientes, as guelras rosadas ou avermelhadas, úmidas e brilhantes, com odor suave. A pressão dos dedos é suficiente para checar a musculatura do peixe, que deve ser consistente e elástica, sem deixar marcas.

O bacalhau salgado, ainda mais tradicional nesta época, pede atenção diferente. O estabelecimento onde é vendido deve ser cuidadoso com a exposição, em local seco e arejado, mantido limpo e organizado. A carne não deve apresentar manchas vermelhas e nem pontos negros. O aspecto úmido e pegajoso do animal indica que ele foi armazenado de maneira incorreta, com umidade e calor excessivo.

Quem for adquirir pescado congelado precisa observar se a embalagem está íntegra e sem violação. A rotulagem deve atender às normas sanitárias contendo a data de validade, composição nutricional, especificação do produto e, principalmente, o número do SIF (Serviço de Inspeção Federal), SISP (Serviço de Inspeção do estado de São Paulo) ou SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e lote do produto. É necessário observar também se o produto está congelado e mantido na temperatura de -18 °C, pois não deve apresentar descongelamento, ou seja, não pode conter partes amolecidas.

Outro alerta é referente aos vendedores ambulantes. A Vigilância Sanitária orienta que não devem ser adquiridos pescados que estiverem sendo vendidos em carros, acondicionados em caixas de isopor ou caixas térmicas de plástico. "A prática é inadequada para esse tipo de alimento, que é extremamente perecível e vulnerável à contaminação", explica Agnaldo. Além de necessitar de rigoroso controle de temperatura dos pescados, esse tipo de atividade requer que o comerciante tenha licença de funcionamento da Vigilância Sanitária, pois somente a avaliação desse órgão pode garantir que os produtos oferecidos sejam de procedência conhecida e seguros para o consumo humano.

Para maior segurança do consumidor, a Vigilância Sanitária de Rio Claro inspeciona estabelecimentos comerciais, inclusive peixarias e supermercados. A equipe verifica as condições de funcionamento dos estabelecimentos e dos alimentos vendidos.

Fonte: Prefeitura de Rio Claro
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal