Um homem morreu, nesta sexta-feira (22), depois de ser atingido por um raio em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.
Outras duas pessoas ficaram feridas por causa da descarga elétrica e foram encaminhadas para o Hospital Geral de Arraial do Cabo. A primeira delas foi identificada como Felipe Júlio, de 21 anos. A segunda, Victor Gabriel Dutra Nonato, de 29 anos. O estado de saúde dos dois é considerado estável.
A Defesa Civil do Estado do Rio orienta a população a ter cuidados específicos em dias de chuvas fortes, com raios e trovões. A informação é de que a corrente do raio pode causar queimaduras graves e danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo. Se a pessoa estiver na rua, as orientações para não ser atingida são:- Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios como: pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;
- Evitar estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
- Evitar estruturas altas como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;
- Não permanecer em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
- Não ficar no alto de morros ou no topo de prédios;
- Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
- Nunca se abrigar debaixo de árvores isoladas.
Caso a pessoa esteja dentro de casa, a Defesa Civil orienta:
- Não usar telefone (o sem fio pode ser utilizado);
- Não ficar próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
- Não tocar em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.
Três pessoas sofreram ferimentos leves depois do desabamento de uma casa em Nilópolis, na Baixada Fluminense.
A prefeitura informou que elas foram encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Equipes de Serviços Públicos (Semserp) e da Defesa Civil estão retirando os restos do imóvel, que fica na beira do Rio Sarapuí, na Chatuba, divisa de Nilópolis com Mesquita.
Os resgatados vão decidir se preferem ir para a casa de parentes ou para um dos pontos de apoio. Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta a população a ligar para os telefones 2691-1193 e 98184-2664.