A candidatura do vice-prefeito Rogério Guedes protagonizou o capítulo atual desse desdobramento.
A disputa eleitoral não começou oficialmente e as peças já estão se movimentando no tabuleiro de xadrez.
O movimento mais relevante nos últimos dias é do vice-prefeito Rogério Guedes.
Anteriormente, a indicação mais possível para viabilizar a candidatura dele era via União Brasil, partido que seu irmão, o vereador Rodrigo Guedes, assumiu a liderança recentemente.
Porém, um desdobramento nacional impactou naturalmente a pré-candidatura do vice-prefeito: o impacto Jair Bolsonaro.
O impacto Jair Bolsonaro pode ser explicado por duas vias: a manutenção da direita no Brasil por meio das eleições municipais e a associação ao ex-presidente em determinadas cidades do país, onde a direita conseguiu votações relevantes, principalmente com os "afilhados" políticos do ex-presidente, como o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que foi eleito, recebeu mais de 65% dos votos nas eleições presenciais e governamentais de 2022.
Rogério parece ter se consolidado ainda mais como candidato da direita em Rio Claro e o partido por qual vai sair parece reforçar essa associação. O vice-prefeito vai sair como candidato pelo PL.
O União Brasil apoiará o vice-prefeito e pode indicar o candidato à vice-prefeitura. E com isso, as bancadas do legislativo devem sofrer com as mudanças. Moisés Marques e Rafael Andreeta podem seguir para o PL, enquanto Luciano Bonsucesso deve sair do partido. A bancada do União Brasil possivelmente será atingido com a saída de Serginho Carnevale.
De março até as eleições, muita coisa pode mudar.