Além do tratamento da água, o Daae realiza rigoroso trabalho para assegurar a qualidade da água distribuída no município com inúmeras análises diárias, feitas nos laboratórios da autarquia.
Com estiagens cada vez mais severas, é necessário estabelecer novos hábitos, evitando desperdícios para preservar os mananciais e garantir o abastecimento em momento de crise hídrica mundial.
No Dia Mundial da Água, aproveitamos para refletirmos sobre a importância da valorização desse bem tão precioso, porém, finito.
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, responsável por abastecer a cidade com água tratada de qualidade, faz a captação de água em dois mananciais superficiais.
O Ribeirão Claro tem água captada pela Estação de Tratamento de Água "José Maria Pedroso" (ETA 1), que fica no bairro Cidade Nova e abastece 40% de Rio Claro. E o rio Corumbataí, com água captada pela ETA 2 "José Crespo", que fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e é responsável pelos outros 60% do abastecimento da cidade.
"Garantimos a qualidade da água distribuída no município através da eficiência do tratamento, executado incansavelmente pelos servidores da autarquia, todos os dias da semana, 24 horas por dia", comenta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Com estiagens cada vez mais severas, é necessário estabelecer novos hábitos, evitando desperdícios para preservar os mananciais e garantir o abastecimento em momento de crise hídrica mundial.
"Nenhum esforço será suficiente se não iniciarmos agora uma mudança em nossos hábitos. Praticar o uso consciente não significa deixar de usar a água, mas repensar as suas formas de utilização. Evitar desperdícios e reduzir o consumo sempre que possível são atitudes que poupam água potável do planeta e ajudam a preservar os mananciais", finaliza o superintendente.
Além do tratamento da água, o Daae também faz, diariamente, rigoroso trabalho de verificação da qualidade da água com equipes trabalhando 24 horas, coletando amostras em pontos aleatórios da rede de todo o município e distritos para a realização de testes nos laboratórios da autarquia, mantendo sempre, os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.