Política G1 - Política

Oposição no Congresso divulga nota em que critica o inquérito das fake news, aberto há 5 anos

Deputados e senadores de oposição divulgaram uma nota nesta terça-feira (19) em que criticam o inquérito das fake news, aberto há 5 anos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Por André Miranda

19/03/2024 às 20:22:27 - Atualizado há
Deputados e senadores de oposição divulgaram uma nota nesta terça-feira (19) em que criticam o inquérito das fake news, aberto há 5 anos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O inquérito investiga uma rede de desinformação e de ataque a autoridades e instituições que, segundo o STF e a Polícia Federal, espalha de forma organizada e metódica discurso de ódio e mentiras na internet.

A investigação, aberta pelo presidente do STF em 2019, ministro Dias Toffoli, é uma das frentes que apuram eventuais irregularidades cometidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A oposição, além de divulgar a nota, deu uma coletiva de imprensa para apresentar suas queixas.

Os parlamentares alegam que o inquérito corre há 5 anos, período considerado incomum. Além disso, seria um inquérito que quebra a normalidade democrática e tem prejudicado prerrogativas do parlamento.

Ainda segundo a nota, o inquérito se transformou num mecanismo de censura que vai no encalço de quem critica as decisões do STF.

A nota cita recentes buscas e apreensões realizadas em gabinetes de parlamentares que, segundo eles, foram feitas com indícios muito frágeis.

Os parlamentares da Câmara estão estudando um projeto de lei para restringir as investigações e as operações contra parlamentares
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal