Saúde

Prefeito Gustavo decreta emergência e anuncia ações para enfrentamento á dengue

Decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira.

Por Redação

16/03/2024 às 08:40:51 - Atualizado há
Foto: Prefeitura de Rio Claro.

O prefeito Gustavo decretou nesta sexta-feira (15) situação de emergência em saúde pública em Rio Claro, em virtude da epidemia de dengue. O documento foi assinado em reunião aberta à imprensa, em que também foram anunciadas medidas adotadas pelo município no enfrentamento à doença.

"Temos um plano de ações com medidas efetivas para superarmos este momento", destacou o prefeito Gustavo, acrescentado que o município está empenhado no enfrentamento à dengue. "Esse é um desafio que se apresenta nacionalmente, e, da mesma maneira que superamos a Covid, vamos também superar essa epidemia de dengue", reforçou o prefeito.

As duas unidades de pronto atendimento do município passam a ter médico exclusivo para atendimentos de dengue no período diurno. Na Avenida 29, os casos mais leves são direcionados para sala específica de dengue. No Cervezão, 20 leitos foram destinados exclusivamente para casos de dengue em que o paciente precisa ficar em observação.

"Já vínhamos atuando preventivamente e agora, com a epidemia instalada, adotamos atitudes que estavam previstas e neste momento passam a se fazer necessárias, visando garantir a todos o acesso ao serviço de saúde e o tratamento adequado", enfatizou o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

O vírus de dengue tipo 2 é o que prevalece neste ano no município, diferente de anos anteriores em que circulava o tipo 1. "Com isso, mais pessoas devem ter dengue e muitas podem ter novamente a doença, que pode se manifestar de forma mais grave", explicou Suzi Berbert, médica infectologista e diretora do departamento de Vigilância em Saúde do município.

A prevenção continua sendo fundamental. Para isso, parceria da Fundação Municipal de Saúde foi estabelecida com a Secretaria de Turismo, e a casa amarela, localizada na Rua 1 com a Avenida 7, será um ponto onde as pessoas recebem orientações sobre dengue. Também para orientar a comunidade, folheto informativo será entregue com a conta de energia elétrica, em medida que conta com parceria da Neoenergia.

"A dengue é uma doença social e precisamos tratá-la como doença que envolve todos nós. É preciso agir adotando medidas preventivas e como multiplicadores de informação, de maneira que cada um faça a sua parte", observou o vereador Serginho Carnevale, vice-presidente da Câmara Municipal. Da reunião também participaram a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bruna Perissinotto; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Américo Valdanha Netto; os vereadores Adriano La Torre, Geraldo Voluntário, Diego Gonzalez, Hernani Leonhardt, Val Demarchi, Vagner Baungartner e Heitor Alves; a chefe de gabinete da Secretaria de Mobilidade Urbana, Maria do Carmo Guilherme; e a assessora técnica da Fundação de Saúde, Raquel Picelli.
Fonte: Prefeitura de Rio Claro
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal