Geral Dia da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, a BRK destaca a voz de protagonistas do saneamento

Neste dia 08 de março, a concessionária destaca a contribuição significativa das mulheres para o avanço do saneamento básico e a busca por um futuro mais saudável e igualitário.

Por Redação

11/03/2024 às 13:49:31 - Atualizado há

O Dia Internacional da Mulher é uma data para refletir sobre o papel fundamental das mulheres em diversas esferas, incluindo a área do saneamento básico. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro e pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, celebra as histórias inspiradoras de mulheres que desempenham um papel crucial seja na gestão, na operação ou em outras áreas da companhia, garantindo que todos tenham acesso a serviços essenciais.

Em Rio Claro, as mulheres desempenham papéis fundamentais na linha de frente que zela pelo adequado funcionamento do sistema, garantindo o tratamento de esgoto no município. Elas fazem parte das equipes em diversas áreas, incluindo administração, contabilidade, setor comercial, engenharia, manutenção de redes e recursos humanos.

"Me sinto lisonjeada em participar desse processo, com todos os funcionários envolvidos na operação, e poder contribuir com todo o time que está na linha de frente, equipes responsáveis pelas manutenções de rede. Nos traz diariamente uma lição de compaixão, empatia, comprometimento e consciência da importância do nosso trabalho. Em levar um proposito tão grande à população como o saneamento muito além do básico para milhares de pessoas, milhares de mulheres que assumem um papel tão importante dentro do trabalho, residência", destaca Isla Teresa Battistella, que atua no setor de manutenção de redes.

Em Santa Gertrudes, o engajamento e a contribuição das mulheres não apenas fortalecem as operações diárias, mas também influenciam positivamente a visão e abordagem em relação a questões essenciais.

Essa presença feminina vem gerando resultados positivos notáveis, como é o caso de Maria Eduarda da Silva Miranda, que atua há um ano na área Comercial. "Ajudar e entender o cliente virou parte da minha rotina diária e trabalhando numa empresa com um propósito tão importante para a sociedade, podemos ver o quanto isso vai além do saneamento básico. Mas também mantendo a integridade, respeito e amor pelo que fazemos e parceria com os nossos clientes", afirma.

Impactos positivos para a qualidade de vida
Como protagonistas no cenário do saneamento, através do seu trabalho elas promovem benefícios decorrentes do tratamento adequado da água e do esgoto. De acordo com estudos, esses benefícios têm impactos positivos na saúde e na educação das mulheres do município. Pesquisas conduzidas pelo Instituto Trata Brasil indicam que o acesso pleno ao saneamento pode resultar em uma redução significativa, de 63,4%, na incidência de doenças ginecológicas.

Além disso, mulheres que residem em habitações equipadas com banheiros apresentam um desempenho acadêmico superior, refletido em pontuações mais elevadas no ENEM. No âmbito profissional, essa infraestrutura básica também influencia positivamente, uma vez que mulheres em moradias com saneamento adequado possuem uma renda cerca de 1/3 maior. Essa autonomia financeira não apenas afeta a ocupação de espaços, mas também contribui para uma maior independência e influência no contexto social.

Eficiência no abastecimento de água e tratamento de esgoto
Atualmente, Santa Gertrudes experimenta impactos positivos dos investimentos efetuados em saneamento básico. Com a totalidade da zona urbana da cidade beneficiada pelo acesso à água tratada, o município progrediu significativamente, atingindo a marca de 100% na coleta e tratamento de esgoto. Já em Rio Claro, praticamente 100% do esgoto é coletado e 92% dele é tratado com alto índice de eficiência. Esses avanços têm desempenhado um papel fundamental na redução de diversas doenças de transmissão hídrica.

A situação em Santa Gertrudes e Rio Claro contrasta com a realidade do restante do país. Conforme o levantamento do Trata Brasil em 2021, por meio do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), aproximadamente 18,7 milhões de brasileiros (8,6% da população) ainda carecem de acesso à coleta de esgoto, enquanto 3,2% da população enfrenta a falta de acesso à água tratada. Esses dados ressaltam a necessidade contínua de investimentos e esforços para alcançar níveis mais abrangentes de saneamento em todo o território nacional.

Fonte: BRK Ambiental
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal