Para ter acesso aos programas habitacionais é preciso estar sem dívidas.
A prefeitura de Rio Claro está orientando as pessoas interessadas em ter casa própria sobre a necessidade de estarem sem dívidas para ter acesso aos programas habitacionais. "É preciso estar com a documentação regularizada", alerta o secretário municipal da Habitação, Agnelo Matos.
Conforme comunicado da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, termina no final deste mês o prazo para as pessoas negociarem suas dívidas no Desenrola Brasil. O programa, criado pelo governo federal, permite a renegociação de dívidas de 2019 a 2022, no valor atualizado de R$ 20.000,00.
As dívidas poderão ser quitadas, por quem ganha até dois salários mínimos, com desconto de até 90% ou em até 60 parcelas.
Quem está cadastrado na Secretaria Municipal de Habitação pode verificar se há restrição financeira em seu nome, acessando os sites https://desenrola.gov.br/home ou https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/. A situação cadastral pode ser verificada no site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp.
A Secretaria da Habitação de Rio Claro também orienta as pessoas interessadas em se inscreverem no programa Casa Rio-clarense ou em atualizar seu cadastro. Basta acessar o site https://rioclaro.sp.gov.br.
O Casa Rio-clarense está destinando 300 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida para famílias com renda de até dois salários mínimos. E, em parceria com a iniciativa privada, outras 1.000 unidades estão sendo providenciadas, sendo parte com financiamento para famílias de baixa renda.