O ano bissexto altera o calendário comum e acrescenta o dia 29 de fevereiro na contagem de dias do ano.
O dia 29 de fevereiro é bastante importante para o calendário anual, quando aparece.
O ano bissexto como é conhecido o ano de 366 dias acaba mudando os possíveis feriados prolongados, deixando fevereiro quase interminável e também pode ser o aniversário de algumas pessoas.
O ano bissexto foi uma prática adotada pelo Império Romano buscando ajustar o calendário conforme o movimento de translação da Terra (movimento do planeta na órbita do Sol). Esse movimento dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e alguns segundos e com isso, essas sobras de horas são acrescentadas em um ano bissexto - onde são completados os 366 dias do calendário.
Os estudos sobre o assunto dizem que esse é o 504° ano bissexto da história comum. Por isso fica a pergunta: quem nasce em ano bissexto faz aniversário de quatro em quatro anos?
Até 2012, a prática de registrar os nascidos no dia de hoje em outros dias era comum e legalizada pela lei. Porém, a legislação foi alterada e os nascidos no dia 29 de fevereiro agora não podem mais ser registrados em outros dias, portanto, só fazem aniversário "oficialmente" de quatro em quatro anos.
A explicação tem alguns motivos: a Declaração de Nascido Vivo, utilizado como base para o registro no cartório é fornecido pelo hospital onde a criança nasceu, portanto, a data e a hora são atestadas pelo médico. Portanto, com esse documento expedido e encaminhado para o cartório para o registro, a data acaba sendo mantida.
Porém o aniversário não deixa de ser festivo - comemorado no dia 28 de fevereiro ou no dia 1 de março. A chance dessa possibilidade acontecer é de 1 em 1461, o que teoricamente, é mais fácil que ganhar na Loteria.