O Trem Intercidades deve ligar Campinas à São Paulo.
Um dos projetos mais ambiciosos do Estado de São Paulo vai á leilão hoje.
O trem que interligará São Paulo e Campinas entra em leilão na Bolsa de Valores a partir das 15:00 e prevê ligar os 101 km que separam as cidades.
Conhecido como Trem Intercidades, o projeto pode custar mais de 13 bilhões de reais e o vencedor deve ganhar a concessão do trajeto pelos próximos 30 anos.
A travessia promete ser curta aos passageiros que utilizarem o serviço no futuro: a estimativa da duração da viagem é de 1 hora e 4 minutos e isso será possível a partir da velocidade do trem, que será de 104 km/h. Para aqueles que o bolso acaba pesando como fator, a viagem custará R$ 64.
Além desse projeto, a empresa que conseguir oferecer a melhor proposta também assumirá o projeto do Trem Intermetropolitano e será responsável pelas melhorias da Linha 7 do metrô paulista.
Segundo o edital publicado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, a linha contará com uma parada em Jundiaí e com um trem expresso onde mais paradas serão adicionadas no trajeto. A capacidade do trem esperada é de 860 passageiros sentados, diariamente o projeto espera atender cerca de 60 mil pessoas.
Porém, o projeto Intermetropolitano deve começar a funcionar em 2029, enquanto o projeto entre Campinas e São Paulo deve ter as operações iniciadas em 2031.