Política G1 - Política

No Conselho de Segurança da ONU, Brasil condena 'ataques terroristas' do Hamas e pede libertação de reféns

Documento apresentado pelo Brasil também sugere que Israel revogue medidas que privam civis de acesso a artigos indispensáveis a sobrevivência, como comida e medicamentos.

Por André Miranda

14/10/2023 às 14:34:20 - Atualizado há
Documento apresentado pelo Brasil também sugere que Israel revogue medidas que privam civis de acesso a artigos indispensáveis a sobrevivência, como comida e medicamentos.

Conselho de Segurança da ONU não chega a acordo para corredor humanitário em Gaza

O Brasil apresentou ao Conselho de Segurança da ONU neste sábado (14) um texto em que condena os "ataques terroristas" do grupo extremista Hamas contra Israel e pede a libertação dos civis, além de um cessar-fogo.

A guerra, que entrou no sétimo dia neste sábado, deixou pelo menos 3.515 mortos, sendo 2.215 palestinos e 1.300 israelenses.

O conselho, neste mês de outubro, é presidido pelo Brasil. A presidência é rotativa, e o conselho tem 5 membros permanentes e 10 itinerantes.

O texto apresentado pelo Brasil será avaliados pelos membros do Conselho. O documento faz outra uma série de reivindicações às duas partes envolvidas no conflito, como:

a revogação da determinação de Israel para que civis evacuem as áreas do norte de Gaza e se realoquem no sul do território;

pede para que Hamas e Israel permita acesso de agências da ONU e a criação de corredores humanitários;

o fim de medidas que privam civis de acesso a artigos básicos para sua sobrevivência, como eletricidade, comida, combustível e medicamentos.

Sem consenso

Nesta sexta (13), o Conselho de Segurança da ONU se reuniu, mas não alcançou um consenso sobre um texto final a respeito do conflito entre israelenses e palestinos.

Participantes do encontro afirmaram que conversas continuarão, de modo informal daqui em diante, para a costura de um documento que reflita uma posição de acordo entre todos os membros.

Um dos principais temas do encontro foi a criação de um corredor humanitário que ligue a Faixa de Gaza ao Egito.
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal