Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Vereador aborda danos em estradas rurais na reunião da Região Metropolitana

Reunião aconteceu na terça-feira.


Foto: Câmara Municipal de Rio Claro

Representantes das 24 cidades que integram a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) estiveram reunidos no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita na manhã desta terça-feira, 20/2. O encontro, que marcou o encerramento dos trabalhos das câmaras temáticas, foi coordenado pelo assessor especial de Planejamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eduardo Trani e o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu.

A Câmara de Rio Claro foi representada pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas). Também estiveram presentes Rodolfo Bergamin, secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura; Ivan Carneiro Castanheiro, promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e membro do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA); Nancy Thame, secretária de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba; Andrea Ribeiro Gomes, secretária de Habitação e Gestão Territorial de Piracicaba; Joaquim Dutra, secretário de Meio Ambiente de Cordeirópolis; e secretários municipais de Araras.

Diversos assuntos foram abordados, entre eles a importância da regularização fundiária e a interligação das estradas rurais da região como forma de favorecer a escoação da produção agrícola. Julinho Lopes destacou que as estradas rurais precisam de atenção especial permanente por parte do governo paulista. "As pontes, construídas há décadas, não estão suportando o peso dos caminhões que atualmente trafegam com cargas superiores a 40 toneladas. Uma realidade bem diferente da que a gente tinha há 30 anos", disse o vereador.

Eduardo Trani observou que a mobilização da RMP tem sido exemplar no sentido de gerar os diagnósticos necessários para a elaboração de propostas de interesses regionais. "Espero que o resultado do trabalho elaborado após quatro reuniões seja um retrato fiel da conjunção dos municípios", disse o representante da CDHU ao explicar o caminho correto para a elaboração de projetos técnicos e busca de recursos.

As câmaras temáticas foram divididas em quatro eixos: Planejamento Integrado; Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo; Gestão Ambiental e Saneamento; e Transporte, Mobilidade e Logística. A RMP representa 1,5 milhão de habitantes.

Câmara Municipal de Vereadores de Rio Claro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!