No feriado prolongado de Carnaval, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, as equipes operacionais da Arteris, especialista em gestão de rodovias, realizaram 10.426 atendimentos a usuários na pista. Deste total, 52,4% foram relacionados a alguma falha mecânica dos veículos.
Os dados foram coletados em todas as sete concessionárias da Arteris localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina e que, juntas, disponibilizaram 1.600 colaboradores e 300 veículos de apoio, entre guinchos e ambulâncias, para os 5,6 milhões de veículos registrados no período.
Abaixo, a companhia reforça alguns itens essenciais dos veículos que precisam ser revisados preventivamente para evitar qualquer tipo de imprevisto e garantir ainda mais segurança durante o trajeto:
- Pneus: Verifique a aderência, calibragem e desgaste dos pneus.
- Freios: Certifique-se de que os freios estejam funcionando corretamente.
- Fluidos: Verifique óleo e água do radiador.
- Iluminação: Teste faróis e luzes traseiras.
- Itens de segurança: Tenha triângulo, macaco e estepe no carro.
Infraestrutura operacional
Além dos colaboradores treinados e veículos, a Arteris ainda coloca à disposição do usuário, sem custo adicional, 66 bases de atendimento e descanso para garantir uma viagem confortável aos usuários 24 horas por dia.
Faz parte dessa estrutura o monitoramento dos Centros de Controle e Segurança Operacionais das unidades, que contam com 1.500 câmeras instaladas que possibilitam a atualização, em tempo real, das condições de tráfego nos canais oficiais de comunicação da empresa.
Para além da tecnologia, as concessionárias também realizam abordagens de usuários para a conscientização de segurança com o apoio do Policiamento Rodoviário nas ações do Programa Viva, inclusive para alertar sobre a importância de fazer a revisão do veículo, não dirigir sob efeitos de drogas, utilizar o cinto de segurança e não usar o celular enquanto dirige.
Arteris