O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (11) que a proposta do governo brasileiro para um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito foi bem recebida pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres.
Vieira está em viagem oficial ao Sudeste asiático. Ele precisou interromper a agenda para ir a Nova York, onde participará na sexta-feira (13) de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU. O Brasil preside o conselho ao longo deste mês de outubro.
A reunião em Nova York foi marcada excepcionalmente, em razão da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Desde o fim de semana, Israel vem bombardeando a Faixa de Gaza em reposta a ataques do Hamas ao território israelense.
De acordo com Vieira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a ideia do corredor humanitário para pessoas poderem sair de Gaza e mantimentos e remédios poderem entrar.
"O presidente Lula lançou a ideia, disse da importância de evacuar crianças, idosos, pessoas com deficiência, evidentemente pensando em brasileiros e nas outras nacionalidades", afirmou o ministro em entrevista à GloboNews.
Essa proposta, segundo Vieira, "galvanizou" a possibilidade de o Conselho de Segurança da ONU antecipar a reunião, que seria só na semana que vem.
"O próprio secretário-geral Antonio Guterres entrou em contato para dizer que era o caminho certo e uniu esforços para antecipar a reunião do conselho", continuou Vieira.