Cidades Energia

Neoenergia Elektro adota medidas para garantir fornecimento de energia para o carnaval

Ao todo, concessionária inspecionou 465 quilômetros de rede elétrica e reforçou o contingente. Equipes estarão estrategicamente posicionadas para atender possíveis ocorrências.

Por Redação

12/02/2024 às 15:20:21 - Atualizado há
Foto: Faculdade Cesmac Agreste.

A Neoenergia Elektro realizou uma série de inspeções em trechos que atendem a passarela do samba, localizada na Vila, em Ilhabela e, a Praça da Matriz, palco do Carnaval Histórico de Ubatuba. Nas duas cidades foram vistoriadas as estruturas das redes e possíveis pontos de aquecimento com o auxílio de um equipamento de termovisão. O objetivo principal é reforçar a segurança dos foliões e dos moradores, além de garantir a qualidade do fornecimento de energia para a festa.

"Até o início oficial do carnaval, dia 9 de fevereiro, equipes técnicas da concessionária ainda farão manutenções preventivas nos circuitos, além de novas vistorias para garantir o deslocamento de trios elétricos e a montagem de palcos, respeitando a distância mínima de segurança da rede elétrica", explica Henrique Almeida, Gerente da Neoenergia Elektro.

Como funciona a inspeção por termovisão

A inspeção com termovisores feita pelos técnicos da Neoenergia Elektro identifica a temperatura das estruturas instaladas na rede elétrica com auxílio de um computador e uma câmera. Essa tecnologia revela exatamente onde estão pontos com aquecimento trazendo maior assertividade e qualidade de fornecimento para o cliente.

Além da animação dos foliões e do colorido das fantasias, outro elemento muito importante para guardar boas lembranças desse período é a segurança. Pensando nisso, a Neoenergia Elektro elaborou uma série de orientações importantes para prevenir acidentes com energia elétrica. Veja abaixo.

Para organizadores de eventos:

  • Nas ruas, trios elétricos só podem desfilar com autorização do Corpo de Bombeiros e mediante aprovação de laudo técnico da Neoenergia Elektro. Isso também vale para a montagem de palcos. É importante ficar atento aos prazos e exigências desses órgãos e não infringir as regras de segurança;
  • Na montagem dos palcos e tendas, é importante observar se as estruturas metálicas possuem aterramento elétrico, conforme definições da norma NBR 5410. É importante que as coberturas estejam bem fixadas, evitando o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica. Não instale balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou possam tocar a rede elétrica;
  • Para festas em clubes, casas de praia ou fazendas contrate um profissional habilitado para fazer uma inspeção nas instalações elétricas do imóvel. Peça que ele avalie se a carga para atender a banda, Iluminação, refrigeradores e demais equipamentos elétricos está compatível com a instalação elétrica do ambiente. Caso seja necessário o aumento de carga, é necessário solicitar reforço à distribuidora para evitar sobrecarga na região.

Para o folião nas ruas:

  • Não jogue serpentina, jatos de água ou fogos de artifício em direção à rede elétrica e não utilize os postes como suporte para enfeites nem para observar, do alto deles, a passagem dos blocos;
  • Tome cuidado com fantasias e adereços que contenham hastes de metal pois, em contato com a rede elétrica, elas podem ser condutores de energia e provocar choque elétrico;
  • Em caso de fio caído nas ruas, não se aproxime e avise imediatamente para o 0800 701 01 02 da Neoenergia Elektro.

Durante todo o período de carnaval, as equipes da concessionária estarão posicionadas em pontos estratégicos para garantir agilidade no atendimento, em caso de interrupções no fornecimento de energia.

Fonte: Neoenergia Elektro
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal