Cidades BRK

246 quilômetros de redes de esgoto receberam limpeza preventiva no ano de 2023 em Rio Claro

Trabalho reduz ocorrências de obstruções e contribui com o correto funcionamento das tubulações.

Por Redação

19/01/2024 às 07:50:54 - Atualizado há
Foto: BRK..

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, realizou de janeiro a dezembro de 2023, a limpeza preventiva em 246,1 quilômetros de redes de esgoto. Esse trabalho tem o objetivo de garantir o bom funcionamento das redes coletoras de esgoto no município e ocorre em diversas regiões da cidade.

"A lavagem preventiva das redes coletoras é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, reduz a probabilidade de obstruções, que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais. Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano", explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da concessionária em Rio Claro.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela ação preventiva, a equipe técnica analisa, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior incidência de serviços, além de realizar vistorias preventivas em poços de visita.

A partir da definição dos locais, um caminhão com equipamento hidrojato é utilizado na limpeza. "Uma mangueira de até 120 metros de comprimento, com alta pressão de água, é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e esse material, junto com todo o lixo e demais resíduos sólidos, é sugado para o caminhão", complementa o gerente.

Mesmo com uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, no ano de 2023, a concessionária realizou 432 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos de redes, uma média de 36 casos por mês.

Os entupimentos das redes, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e?riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema?é fundamental.

Lixo na rede de esgoto

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura indevida da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

"A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Rio Claro é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais", explica o gerente.

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados dentro das tubulações materiais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, fraldas descartáveis etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das Estações elevatórias de Esgoto (EEEs) e de Estações Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.

Atendimento 24h

A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24h/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências.

Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.

Fonte: BRK Ambiental
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal