A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (18) Jânio Freitas de Souza. Ele é considerado braço-direito de Ruben Dário da Silva Villar, conhecido como "Colômbia", acusado pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.
Bruno e Dom foram mortos em 2022, no Vale do Javari, uma das regiões mais violentas e conturbadas da Amazônia, onde se misturam pesca e caça ilegais, garimpo e desmate.
Prisão em dezembro
Em 22 de dezembro de 2023 a PF prendeu um homem conhecido por ser o segurança particular de Rubem Dario da Silva Villar, conhecido como "Colômbia", e investigado no inquérito policial que apura o duplo homicídio de Bruno Pereira e Dom Phillips, ocorrido no ano passado, no Amazonas.
O homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa dele, no município de Benjamin Constant. A ação faz parte das investigações que apuram o duplo assassinato.
Na residência ainda a equipe da PF encontrou uma pistola com a numeração raspada e seis munições calibre 380.
A arma e as munições foram apreendidas e o preso foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal na cidade de Tabatinga, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.