Notas do Exame Nacional do Ensino Médio podem ser utilizadas no SISU, PROUNI, FIES e também em universidades fora do país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e o Ministério da Educação (MEC) divulgam hoje (16), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O ENEM é o principal mecanismo de acesso ao ensino superior no Brasil, promovendo a entrada de estudantes nas universidades públicas e também o financiamento ou a bolsas nas instituições privadas de ensino, a partir das notas dos candidatos.
Porém, isso não se restringe ao território brasileiro, afinal, universidades em Portugal, Reino Unidos, Canadá e nos Estados Unidos também aceitam a nota do exame como requisito para ingressar no ensino superior. Fora do território brasileiro, são 39 universidades que aceitam o ingresso de estudantes via ENEM, sendo 29 dessas universidades localizadas em Portugal.
No Brasil, o SISU (Sistema de Seleção Integrado) é o programa que utiliza a nota do ENEM como classificação para as universidades públicas. São 264 mil vagas para as 127 universidades públicas. As inscrições para o programa começam no dia 22 e terminam no dia 25.
Em seguida, o PROUNI, que oferece bolsas parciais ou integrais para estudantes que atendem uma série de requisitos e participaram do ENEM.
Enquanto o FIES é um programa de financiamento que promove um pagamento conjunto entre governo federal e estudante. O estudante arca com os custos da mensalidade da instituição privada após a conclusão da graduação.
E também, as instituições particulares podem utilizar a nota do ENEM como critério para bolsas de estudos ou descontos na mensalidade internamente.
As notas do ENEM podem ser acessadas via Página do Participante.