Política G1 - Política

'Histórico': como imprensa internacional acompanha julgamento de Bolsonaro no STF

.

Por André Miranda

11/06/2025 às 02:33:46 - Atualizado há
A imprensa internacional está de olho nos interrogatórios do Supremo Tribunal Federal (STF) desta semana, em que réus por tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, estão prestando depoimentos Bolsonaro admite ter discutido com comandantes militares possibilidades na Constituição para contestar eleição

A imprensa internacional está de olho nos interrogatórios do Supremo Tribunal Federal (STF) desta semana, em que réus por tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, estão prestando depoimentos.

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

A rádio pública americana NPR classificou o julgamento como "histórico" em um texto publicado em seu site na tarde desta terça-feira (10).

A reportagem destaca que essa é a "primeira vez na história brasileira que um ex-chefe de Estado é julgado por tentar derrubar um governo".

A NPR ressalta também que os interrogatórios estão sendo conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Moraes se tornou uma figura polarizada, enfrentando críticas de Bolsonaro e seus aliados — incluindo Elon Musk e o presidente Donald Trump — devido a seu esforço contra a desinformação e suposta censura", diz o texto da NPR.

Embora sem destaque em seu portal principal, o jornal Washington Post também publicou na tarde de terça um texto da agência de notícias AP.

A agência relata que Bolsonaro negou ter participado de um plano para reverter o resultado das eleições de 2022, vencidas pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro é descrito como um político de "direita radical" e um "ex-militar conhecido por expressar nostalgia pela ditadura que o país já viveu no passado".

O texto traz uma análise de Thiago Bottino, professor da FGV Direito Rio, afirmando que o julgamento é "histórico" por submeter, pela primeira vez, pessoas acusadas de tentativa de golpe a um processo criminal.

O britânico The Guardian noticiou o julgamento na segunda-feira (9), com destaque ao papel de Bolsonaro — descrito como um "paraquedista de 70 anos que se tornou populista e governou de 2019 a 2023".

O STF, por sua parte, estaria tentando "desvendar o que a Polícia Federal alega ter sido um plano de três anos para vandalizar uma das maiores democracias do mundo", diz o jornal.

Ainda de acordo com o Guardian, há um "amplo consenso entre especialistas" de que Bolsonaro será condenado este ano" — entretanto, o jornal afirma que permanecem dúvidas sobre se, de fato, o ex-presidente cumpriria pena.

O texto lembra que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, prometeu, caso consiga se eleger presidente em 2026, dar indulto a Bolsonaro.

Antes de Bolsonaro prestar depoimento, o jornal argentino Clarín repercutiu na tarde desta terça-feira o depoimento do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

No título, o jornal destaca: "Ex-ministro admite que propostas de golpe eram 'recorrentes' e complica o ex-presidente do Brasil".

LEIA TAMBÉM

Interrogatório de Bolsonaro: veja os principais pontos da fala do ex-presidente a Moraes

Bolsonaro nega tentativa de golpe e de prisão de autoridades, e admite conversas por alternativa 'constitucional'

Bolsonaro nega ter incentivado atos do 8/1 e chama de 'malucos' apoiadores que pedem intervenção militar

Bolsonaro acompanha o interrogatório de Mauro Cid no STF

Ton Molina/STF

VÍDEOS: mais assistidos do g1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2025 Copyrigth 2025 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal
Universitarias CLub