PolĂ­cia

Segunda fase da Operação Apropriação Cultural prende vereador em Rio Claro

Condução dos trabalhos foi do GAECO.

Por Redação

24/05/2025 às 10:06:33 - Atualizado hĂĄ
Foto: Cidade Azul Notícias.

Por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o MPSP deflagrou nesta sexta-feira (23/5) a segunda fase da Operação Apropriação Cultural. Os trabalhos resultaram na prisão preventiva do vereador Dalberto Christofoletti (PSD) de Rio Claro e na imposição, contra outras trĂȘs pessoas, de medidas cautelares como obrigação de comparecer mensalmente em juĂ­zo, proibição de se ausentar da comarca sem autorização e suspensão do exercĂ­cio de função pĂșblica ou atividade econômica que possa ser utilizada para prĂĄticas criminosas.

A Justiça deferiu ainda a expedição de mandado de busca e apreensão para a residĂȘncia do vereador, que teve sigilo telemĂĄtico quebrado também por determinação das autoridades.

A investigação apura a estruturação de uma organização criminosa que pode ter desviado pelo menos R$ 814.900,00 dos cofres pĂșblicos de Rio Claro. Segundo as apurações, o vereador, enquanto secretĂĄrio de Cultura, teria liderado um esquema em que empresas registradas nos nomes dos outros alvos da operação eram contratadas pela pasta. Os valores recebidos pelas pessoas jurĂ­dicas seriam, posteriormente, repassados para contas do parlamentar. Ainda conforme as informações levantadas pelo Ministério PĂșblico, o vereador recorreu a laranjas para continuar comandando a Secretaria de Cultura mesmo após deixar o cargo para concorrer a uma vaga na Câmara. A movimentação financeira do homem é considerada incompatĂ­vel com seus rendimentos declarados à Receita Federal.

DenĂșncia oferecida pelo Ministério PĂșblico acusa as quatro pessoas de envolvimento com peculato e organização criminosa.

O prefeito de Rio Claro serĂĄ intimado para suspender imediatamente qualquer repasse financeiro às empresas ligadas aos denunciados e qualquer função pĂșblica exercida por eles.

Enquanto a Câmara Municipal postou nota para prestar as devidas informações sobre a ocorrĂȘncia - a nota completa pode ser lida aqui.

Fonte: MinistĂ©rio PĂșblico do Estado de São Paulo
Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

O Jornal

© 2025 Copyrigth 2025 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal
Universitarias CLub