No dia 26 de janeiro será realizada atividade sobre o tema no Lago Azul.
O primeiro mês do ano traz a campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Durante o Janeiro Branco, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro intensifica ações voltadas ao tema, com palestras, rodas de conversa e, no dia 26 de janeiro, haverá evento temático no Lago Azul.
"Precisamos falar sobre saúde mental, para orientar a comunidade e também quebrar paradigmas que envolvem o assunto", destaca Nathalia Rodrigues, que coordena o setor de saúde mental na Fundação Municipal de Saúde.
Neste ano o tema da campanha nacional é "Saúde mental enquanto há tempo". Toda a comunidade está convidada a participar da atividade no Lago Azul. Haverá apresentações culturais, de música e dança, interpretadas por pacientes atendidos nos serviços de saúde mental do município, aferição de pressão arterial, testes rápidos, yoga Sabrina Contato, apresentação musical de Breno Almeida e bazar do Caps III. Empreendedores do programa de Economia Solidária estarão no local para expor e comercializar seus produtos.
Além disso, ao longo do mês, as unidades de saúde do município também abordam o tema em sua área de abrangência. "Dessa maneira conseguimos levar as informações para mais pessoas, ampliando a conscientização da comunidade", acrescenta Nathalia.
Para mais informações sobre a campanha ou questões relacionadas à saúde mental, a comunidade conta com rede de atenção psicossocial, composta pelo Caps III (Rua M-9, 66, Cervezão); Caps Álcool e Drogas (Avenida 4, 1.171, Vila do Rádio); Caps Infantojuvenil (Rua 15, 51, Bairro do Estádio). O município também dispõe de equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental. A porta de entrada para os atendimentos são as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.