Nesta quarta-feira (5), mais de 230 mil alunos iniciam o semestre letivo nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS). Desse total, cerca de 89 mil foram aprovados no último Vestibulinho e iniciam sua jornada de aprendizado nos Ensinos Médio, Médio integrado ao Técnico, Técnico e Articulado ao Ensino Superior Tecnológico (AMS), bem como nas Especializações Técnicas. Para os demais, é hora de retomar a rotina de estudos, receber os novos colegas e reencontrar os já conhecidos.
Cada uma das 228 unidades do Centro Paula Souza (CPS) e classes descentralizadas preparou atividades para recepcionar os veteranos e os calouros. O estudante pode consultar a Etec em que está matriculado (por telefone, e-mail ou presencialmente) para se inteirar da programação de boas-vindas.
"É um momento muito especial no calendário escolar, hora de integração entre quem está adentrando o universo das Etecs com aqueles que já trilham o caminho da Educação Profissional e Tecnológica e vislumbram um futuro no mercado de trabalho ou na continuidade da vida acadêmica", reflete o coordenador de Ensino Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades de Araújo.
Histórias inspiradoras
Os primeiros dias de aula são destinados parcialmente para apresentar as estruturas física e pedagógica das unidades para os estudantes ingressantes: salas de aula, laboratórios, espaço maker, professores, coordenadores e direção. Em alguns casos, para ajudar na integração, veteranos e ex-alunos entram em ação, acompanhando os calouros em visitas guiadas, trocando experiências em rodas de conversa e palestras, entre outras atividades.
É o caso da Etec Profª Ilza Nascimento Pintus, de São José dos Campos, onde os veteranos estão responsáveis pelo acolhimento dos recém-aprovados desde segunda-feira (3). Os próprios estudantes dos segundos e terceiros anos de cada curso do Ensino Médio integrado ao Técnico montaram o roteiro das dinâmicas de apresentação das habilitações, além de um tour pelo campus da Etec e entrega dos livros didáticos. "As atividades também envolvem os pais e responsáveis dos alunos novos", completa o diretor da unidade, Samuel Alexandre de Almeida.
Na mesma região, na Etec Prof. José Sant"Ana de Castro, localizada em Cruzeiro, veteranos e egressos que desenvolveram projetos e participaram de olimpíadas de conhecimento servem de inspiração para os novatos, apresentando suas trajetórias. "Nosso objetivo é incentivar quem está chegando a se engajar no desenvolvimento de ideias inovadoras e participar de competições", explica o diretor da unidade, Leonardo Meirelles Alves.
Ex-alunos da Etec de Caraguatatuba, no Litoral Norte, aprovados na primeira chamada do Provão Paulista Seriado também compartilham suas experiências e expectativas com os novos colegas. O diretor da Etec, Arnaldo Toshio Hamaguti, avalia que a atividade "é uma oportunidade para que possam falar dos seus sentimentos com a entrada no Ensino Superior." Os estudantes egressos serão homenageados com certificados de menção honrosa.
Em Sorocaba, na Etec Armando Pannunzio, os ingressantes sorteiam dois "padrinhos" entre os alunos veteranos. Estes organizam rodas de conversa para apresentar a escola e responder dúvidas dosa recém-chegados.
E os estudantes do terceiro ano dos cursos integrados da Etec Dr. Domingos Minicucci Filho, de Botucatu, realizam dinâmicas de integração para os novos etecanos, com atividades específicas de acordo com cada área técnica.
Atividades de integração
Na Etec Cônego José Bento, de Jacareí, a volta às aulas ocorre com trilha sonora proporcionada por apresentações musicais dos alunos, que também acompanham os novos colegas por um tour pela fazenda-escola.
Atividades artísticas também ocorrem na Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, no Grande ABC, com apresentações de música, teatro e dança, nos três primeiros dias de aula. Outra Etec do ABC, a Jorge Street, de São Caetano do Sul, organiza gincanas para ambientar as novas turmas.
Na Etec Prefeito Alberto Feres, de Araras, entre quarta (5) e sexta-feira (7) os alunos da terceira série aguardam os novos colegas com gincanas, quiz, concurso de música e de fantasia e arrecadação de alimentos. Cada veterano "adota" um aluno recém-chegado, do mesmo curso, ficando responsável por mostrar a escola, tirar dúvidas e apresentá-lo aos colegas, promovendo a sua integração.
Já em Mongaguá, a programação da Etec Adolpho Berezin inclui apresentações de dança e diversos jogos, como "bingo humano" e "qual é a música". Na Etec de Ibaté, apresentações musicais e dinâmicas de grupo são algumas das atividades oferecidas aos alunos.
Em Avaré, a Etec Prof. Fausto Mazzola promove o Integratec, evento voltado para a integração e acolhimento dos ingressantes. A programação oferece dinâmicas de apresentação e interação entre calouros e veteranos, desafios cooperativos, gincanas, atividades lúdicas e caça ao tesouro, entre outras.
Além das reuniões de boas-vindas com pais e alunos ingressantes para introdução ao universo da unidade, a Etec de Poá, na Região do Alto Tietê, também prevê uma festa chamada "Integração", programada para dia 21 de fevereiro.
Novidades
Diversas unidades iniciam o semestre com novidades, como por exemplo a Etec Carlos de Campos, localizada na região central da Capital, que oferece o curso inédito de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) em Agenciamento de Viagem.
Também na Capital, na Etec Jornalista Roberto Marinho, e na Etec de Carapicuíba, estreia o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Publicidade. Duas novas Especializações Técnicas começam a ser oferecidas em Etecs da cidade de São Paulo: Gastronomia Internacional, na Etec Santa Ifigênia; e Danças a Dois, na Etec de Artes. Muitas outras unidades também passam a oferecer novas turmas de cursos já existentes.
Já a Etec Prof. Jadyr Salles ganhou uma sede nova, no mesmo campus da recém-implantada Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Porto Ferreira, na Região Central, que começa as atividades dia 10 de fevereiro. Dividido em cinco blocos, o local conta com cerca de 6 mil metros quadrados de área construída, sendo 1,2 mil metros quadrados destinados ao prédio da Fatec, 1,5 mil metros quadrados ao prédio da Etec, e outros 3,1 mil metros quadrados para dois blocos, destinados a diversas áreas comuns: biblioteca, auditório com capacidade para 300 pessoas e quadra poliesportiva coberta, entre outros ambientes.
Em observação às novas regras de utilização de celulares nas escolas de educação básica, as Etecs iniciam um trabalho de conscientização para que os alunos não usem dispositivos eletrônicos durante o período em que estiverem nas dependências das unidades de ensino. Os aparelhos poderão ser acessados apenas com autorização de professores, para atividades com fins pedagógicos.
Agência São Paulo.