A Via Colinas, concessionária do grupo Via Appia, realizou em 2024 um total de 83.454 atendimentos em todas as rodovias que administra. Uma média de 228 atendimentos feitos por dia, ou pouco mais de nove por hora. Todas essas ações foram realizadas para auxiliar em diversos tipos de situações ocorridas ao longo das rodovias SP-075, SP-127, SP-280, SP-300 e SPI-102/300.
Com 35.426 atendimentos, os casos de pane mecânica foram as ocorrências mais atendidas pelas equipes da concessionária, representando de 42% do total. Foram motocicletas, veículos de passeio, utilitários, ônibus e caminhões que apresentaram os mais diversos tipos de problemas e que foram socorridos pelas equipes da empresa.
Também aparecem nessa lista os atendimentos de acidentes, com 10.939 (12%), os casos de pneu furado (8.106 ocorrências – 10%), veículos com pane seca (3.192 ou 4%), pane elétrica (2.454 ou 3%), dentre outros.
"Viajar com o veículo em boas condições é essencial para evitar imprevistos na estrada. Reforçamos a importância de uma revisão prévia, mas também garantimos que, caso algo aconteça, estamos sempre prontos para atender com eficiência e cuidado, priorizando a segurança e o conforto de nossos clientes", afirma Alessandro Fernandes, gerente de operações da Via Colinas.
Quem realizou os atendimentos?
As viaturas de inspeção da concessionária foram as mais requisitadas com 38.340 atendimentos (45,9%), seguidas pelo guincho leve com 30.958 (37,1%) e o guincho pesado com 6.655 atendimentos (8%). As ambulâncias realizaram 6.352 atendimentos (7,6%), e o caminhão boiadeiro, para atendimento envolvendo animais, foi acionado 347 vezes (0,4%).
De todos esses atendimentos, 15.422 (25,5%) foram originados pelo serviço do 0800 oferecido pela empresa. Outras 14.687 demandas (24,3%) surgiram diretamente pelo trabalho das equipes de inspeção, e as chamadas feitas utilizando os aparelhos de call box (telefones de emergência) instalados a cada quilômetro em todas as rodovias administradas pela Via Colinas, aparecem na terceira posição dentre os mais utilizados com 10.689 atendimentos (17,7%).
Ao percorrer os 307 quilômetros de rodovias administrados pela Via Colinas, os usuários contam com serviços gratuitos, 24 horas por dia, prestados por uma equipe sempre atenta e treinada para oferecer o melhor atendimento. Além de poder fazer contato pelo 0800 703 5080 (opção 2), ainda podem utilizar um dos 565 aparelhos de call box distribuídos por todo o trecho, onde a ligação é gratuita.
Rodovias monitoradas
Com câmeras instaladas em pontos estratégicos ao longo das rodovias, a Via Colinas realiza um monitoramento que é executado pela equipe do C.C.O. (Centro de Controle Operacional) em uma sala com monitores de vídeo que permitem aos operadores acompanharem o tráfego e, se necessário, acionar as equipes de campo para o atendimento ao usuário. É por esse sistema que os operadores do C.C.O também identificam ocorrências e enviam ajuda aos motoristas antes mesmo do primeiro contato.
Ao mesmo tempo em que as rodovias são monitoradas por vídeo, as equipes de inspeção de tráfego percorrem todo o trecho durante 24 horas, analisando a situação do tráfego, identificando casos que necessitam de auxílio, realizando a sinalização e o desvio do trânsito, dentre outros trabalhos.
Junto a isso, também existem os serviços mecânicos e de guincho, o Atendimento Pré-Hospitalar, apreensão e remoção de animais e os Postos SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário)
Onde ficam e como funcionam os Postos SAU?
A Via Colinas possui sete Postos SAU distribuídos ao logo do trecho administrado. Nesses locais, os motoristas podem parar com segurança para utilizar o banheiro, tomar água, descansar e obter informações sobre o trajeto.
Localização dos Postos SAU:
SAU 01: SP-075, km 60,7 Sul – Indaiatuba
SAU 02: SP-075, km 24 Norte – Itu
SAU 03: SP-300, km 84,1 Oeste – Cabreúva
SAU 04: SP-300, km 139,3 Leste – Porto Feliz
SAU 05: SP-280, km 104,7 Oeste – Porto Feliz
SAU 06: SP-127, km 18,1 Norte – Piracicaba
SAU 07: SP-127, km 81,6 Norte – Tietê
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