Cidades Rio Claro

Sistema Nereda®: tratamento de esgoto mais eficiente e sustentável em Rio Claro

Modelo holandês, empregado no tratamento do esgoto pela BRK na cidade, melhora a qualidade da água e preserva os recursos hídricos do município.

Por Redação

31/12/2024 às 09:49:59 - Atualizado há

A Estação de Tratamento de Esgoto Jardim Novo (ETE Jardim Novo), operada pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, se destaca em sustentabilidade ao adotar o sistema Nereda®, uma tecnologia inovadora que transforma o cenário do saneamento básico na cidade.

O grande diferencial do Nereda® é sua tecnologia de lodo aeróbio granular, que permite a remoção de até 98% da carga poluente. Esse processo reduz drasticamente a presença de contaminantes nos efluentes tratados, devolvendo uma água significativamente mais limpa aos mananciais da cidade e promovendo benefícios diretos para a saúde pública e o equilíbrio ambiental da região.

Uma das características mais marcantes dessa tecnologia é sua operação compacta e eficiente. Através de grânulos biológicos que concentram micro-organismos, o sistema realiza a remoção de nutrientes e poluentes de maneira mais ágil e eficaz do que os métodos tradicionais. Além disso, requer menos energia, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, e gera uma quantidade menor de lodo residual, diminuindo o impacto ambiental.

Com capacidade para tratar até 272 litros de esgoto por segundo, a ETE Jardim Novo é responsável por tratar 46% de todo o esgoto gerado na cidade.

"A ETE Jardim Novo representa uma evolução no conceito de tratamento de esgoto. Hoje, ela é responsável pelo tratamento de mais de 600 milhões de litros de efluentes por mês e podemos dizer que a tecnologia nela empregada teve um papel essencial para que pudéssemos evoluir com nossa meta de universalização quando nos referimos ao tratamento de efluentes sanitários", afirma o diretor de operações da BRK em Rio Claro, Christian Fonseca.

O sistema Nereda® opera na concessão de Rio Claro desde 2017. O modelo, desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, tem como características principais consumir menos energia, redução de espaço quanto a estruturas civis e garantia de remoção de nutrientes como fósforo e amônia sem adição de químicos.

A adoção do sistema Nereda® reflete o compromisso da BRK com a inovação e a sustentabilidade, posicionando o município como referência em práticas avançadas de saneamento básico. O impacto positivo dessa tecnologia não se limita à qualidade do efluente tratado e que é devolvido limpo aos mananciais, mas estende-se à saúde dos ecossistemas aquáticos e à preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

Fonte: BRK Ambiental
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2025 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal