Geral luiz gonzaga

Caminhos da Reportagem celebra 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga

O Caminhos da Reportagem desta semana celebra os 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, com uma edição especial sobre a vida e a obra dele.

Por André Miranda

30/12/2024 às 17:44:14 - Atualizado há

O Caminhos da Reportagem desta semana celebra os 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, com uma edição especial sobre a vida e a obra dele.

Paulo Wanderley, pesquisador da obra do mestre, afirma que através das canções do Gonzagão, as pessoas recriam memórias afetivas e sensoriais. "Em tudo a gente lembra do Seu Luiz Gonzaga. Seja no São João, seja na culinária nordestina, seja nas nossas vestimentas", afirma.

Frame Caminhos da reportagem" title="Frame Caminhos da reportagem">

Com Caminhos - "Luiz Gonzaga: Da Sanfona ao Coração do Brasil" é o tema do Caminhos da Reportagem desta segunda - Frame Caminhos da reportagem

Nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, Pernambuco, Luiz Gonzaga transformou o baião, o xote e o xaxado em símbolos da música brasileira. A UERN TV, parceira da TV Brasil na Rede Nacional de Comunicação Pública, foi até a cidade natal do músico para mostrar o legado deixado por ele na cultura e na música popular brasileira. Com sua sanfona inseparável, chapéu de couro e letras que retratam a vida e as paisagens do sertão, Gonzaga conquistou corações e levou a cultura do Nordeste do Brasil para o mundo.

Todos os anos, desde 2012, a cidade de Exu se banha na cultura gonzagueana no mês de dezembro. A cidade recebe turistas, forrozeiros e amantes da obra do rei do baião. O sanfoneiro Targino Gondim ressalta que "o poder da obra de Luiz Gonzaga é imenso". Assim como ele, vários artistas dão depoimentos emocionados sobre a grandeza e a generosidade do legado do mestre.

"A ideia central de Luiz Gonzaga era para que houvesse distribuição de renda, para que acabasse a pobreza, a fome, a seca, a má vontade política. Todos esses protestos estão na música dele", afirma Andrews Ferreira, cantor que vive o Gonzagão em shows pelo Nordeste.

O Caminhos da Reportagem conta ainda a história do Projeto Asa Branca, mantido pela Fundação Gonzagão, que há 20 anos ensina crianças do sertão a tocar sanfona. Mariana Santana, fundadora do projeto, conta que as crianças aprendem a manusear o instrumento em menos de dois meses. "Mexe com a alma, é muito lindo", afirma emocionada.

Frame Caminhos da reportagem" title="Frame Caminhos da reportagem">

Projeto Asa Branca ensina crianças a tocar sanfona - Frame Caminhos da reportagem

O programa mergulha no universo da vida do rei do baião, universo esse que estará nas escolas de Exu a partir de 2025, após uma lei que institui o ensino da cultura de Luiz Gonzaga ter sido aprovada.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2025 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal