O SESI-SP lança o site Memória Cultural SESI-SP, um acervo digital histórico, em comemoração aos 60 anos do Teatro SESI-SP, a fim de ampliar o acesso do público ao rico legado artístico da instituição. Reconhecido como um espaço gratuito, popular e inclusivo, o Teatro do SESI-SP acumula mais de 245 prêmios desde sua criação em 1963, consolidando-se como um ícone cultural no estado de São Paulo.
A nova plataforma digital oferece um vasto acervo histórico com informações e registros dos espetáculos realizados ao longo das décadas deste equipamento cultural. Além de destacar a trajetória de montagens cênicas inéditas e inovadoras, o projeto tem como objetivo valorizar a contribuição do SESI-SP à arte brasileira e fomentar a pesquisa acadêmica e artística.
Sobre o Memória Cultural SESI-SP
O projeto, administrado pela Gerência Executiva de Cultura do SESI-SP, foi idealizado em 2000 como um espaço para arquivamento e preservação de documentos históricos. Desde então, evoluímos para incluir ações de curadoria técnica e, agora, a disponibilização pública do acervo por meio do site.
O Memória Cultural SESI-SP promove:
- acesso à pesquisa acadêmica: possibilitando a consulta de materiais históricos, como documentos, fotos e informações sobre produções artísticas;
- resgate cultural e biográfico: reunindo detalhes das produções realizadas no Teatro do SESI-SP e biografias de artistas que marcaram a história do espaço;
- inclusão de pesquisas externas: permitindo que o público submeta TCCs, artigos e outros trabalhos acadêmicos relacionados à Arte e Cultura.
"A divulgação do acervo é uma forma de disseminar o conhecimento produzido pela área de Cultura do SESI-SP, tornando-o uma importante fonte bibliográfica para estudos sobre arte, teatro e cultura. Democratizando o acesso, o site contribui para a formação de público e para a difusão cultural, que são nossos principais pilares" diz Débora Viana, Gerente Executiva de Cultura.
A história do Teatro do SESI-SP
Desde sua fundação, o Teatro do SESI-SP se destaca por suas montagens cênicas inéditas e inovadoras que alcançam públicos diversos. Criado em 1963 por Osmar Rodrigues Cruz, o Teatro Popular do SESI foi pioneiro na democratização cultural, e hoje se apresenta como um marco histórico e artístico.
Atualmente, o SESI-SP continua sua trajetória de fomentar a cultura e promover diversas linguagens artísticas no Centro Cultural FIESP, na Avenida Paulista. Além de gerenciar seu rico acervo histórico com uma equipe técnica especializada.
Consulta ao acervo
Uma plataforma foi projetada para atender estudantes, pesquisadores e amantes das artes, garantindo o acesso prático e eficiente. Todo o conteúdo é organizado e tem a curadoria de especialistas, com orientações claras sobre especificações técnicas e usos acadêmicos, de acordo com a legislação vigente.
Por questões de direitos autorais, fotografias e vídeos do acervo não podem ser reproduzidos em outros formatos.
Para explorar o acervo e conhecer mais sobre seis décadas de produções artísticas e de impacto cultural, acesse o site?Memória Cultural SESI-SP.
SESI