Modalidade está crescendo nos últimos anos e faz parte do programa olímpico.
O anfiteatro da Xavier Camargo Imobiliária, em Rio Claro, foi palco, na última semana, de mais uma ação do Projeto Basquete 3×3, uma iniciativa promovida pelo Instituto Social de Educação, Esporte, Cultura e Inovação (ISEE), com o apoio da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), do Sindicato da Indústria da Construção do Mobiliário e de Cerâmicas de Santa Gertrudes (SINCER) e o patrocínio da Comgás. O programa atende cerca de 90 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com idades entre 7 e 17 anos, incentivando a prática esportiva como uma ferramenta de inclusão social.
Na cidade, o projeto opera em dois núcleos estratégicos: um no bairro Terra Nova e outro no Jardim Bom Sucesso. Nessas comunidades, o Basquete 3×3 transforma a rotina de jovens ao proporcionar um ambiente saudável, colaborativo e enriquecedor, que transcende as quadras e impacta positivamente o convívio social e escolar.
A ação não se limita a Rio Claro. Em Cordeirópolis, o programa também desempenhou um papel fundamental, com o apoio do setor industrial cerâmico. Lá, mais de 140 jovens foram beneficiados, evidenciando o compromisso do projeto com o desenvolvimento das comunidades locais. "Mais do que um incentivo à prática esportiva, esta iniciativa representa uma oportunidade para que crianças e adolescentes identifiquem no esporte um meio de desenvolvimento pessoal", destacou o diretor de Relações Institucionais da ASPACER/SINCER, Luís Fernando Quilici.
O evento contou ainda com a presença de Benjamin Ferreira Neto (vice-presidente da ASPACER/SINCER), Almir Guilherme (Diretor Executivo da ASPACER/SINCER), Bruno Silva Dalcolmo (Diretor Institucional e Regulatório da Comgás), Maria do Carmo (Vice-Prefeita eleita de Rio Claro), Yves Carbinatti (Secretário de Esportes de Rio Claro), Álvaro Pacheco (Vice-presidente do ISEE e Coordenador Técnico das categorias de base do Clube de Campo de Rio Claro) além de convidados.